Dica para ouvir + Entrevista com a Banda Kapitu

A Banda de Rock Kapitu, tem formação na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e já estão na estrada desde 2008. Formada atualmente, por Yuri Corbal (Voz e Guitarra); Eduardo Matos (Guitarra); Irlan Guimarães (Baixo) e Rafael Marcolino (Bateria). Lançaram dois álbuns de maneira independente através de financiamento coletivo: “Utopia” (2013) e “Vermelho” (2015). Este último álbum, o show de lançamento foi realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com o registro da casa lotada.

Em 2012, a banda foi finalista do WebFestValda, show realizado no Circo Voador e Yuri Corbal levou o prêmio de melhor guitarrista do festival. A banda também gravou uma faixa inédita em um dos mais renomados estúdios do Rio de Janeiro, a Toca do Bandido. A música “Pra Nunca Te Deixar” foi lançada em Maio de 2014, alcançando grande repercussão nas redes sociais. Em julho de 2015, a banda foi selecionada novamente para participar do WebFestValda, na Fundição Progresso, chegando a final e dividindo o palco com artistas renomeados como: Pitty, Raimundos, Suricato e Nando Reis.

Atualmente a Kapitu divulga seu novo single “Cenas do Cotidiano”, disponível em todas as plataformas digitais.

O Dicas da Paty bateu um papo com essa galera que fala sobre o surgimento da Banda, o novo single e a relação com os fãs. Confira, curta e Compartilhe!

Como aconteceu a formação da banda?

A Kapitu surgiu em 2008, por causa de uma reunião de quatro amigos da escola. Eu (Yuri), Irlan e Jahba estudávamos juntos na infância e sempre tivemos afinidades musicais e o interesse de ter uma banda. Anos mais tarde concretizamos esse desejo e convidamos o Rafael pra entrar nessa conosco. Assim surgiu a Kapitu.

Como surgiu a ideia para o nome da banda?

Nós nos inspiramos no personagem de Machado de Assis para traduzir o que passamos em nossas letras e músicas. Falamos de pressa por viver, sexualidade e transgressão em diversos pontos, e achamos que esse nome representa muito disso tudo.

– Para quem não conhece vocês, como vocês descreveriam a banda?

Somos uma banda de Rock, com o infinito universo que isso possa significar. Nossas músicas podem falar melhor do que nós. Apenas ouçam.

Como foi gravar no Estúdio Toca do Bandido?

A Toca é um dos estúdios mais importantes do Brasil, e gravar lá é sempre uma experiência única! Existe toda uma energia naquele lugar, e trabalhar no mesmo espaço em que foram feitos muitos dos grandes álbuns da música brasileira é um privilégio! Queremos voltar muitas outras vezes ainda!

– Vocês têm uma galera fiel e que acompanha sempre a Banda, como é esse contato com o público? Como foi ver o apoio dos fãs no CD financiando?

Nós procuramos manter esse contato o mais próximo possível. Estamos sempre nos comunicando através de mensagens em nossas redes sociais e em nossos shows procuramos atender a todos que queiram trocar experiências conosco. Nossos fãs são nossos maiores aliados! O financiamento do álbum foi o reflexo positivo de toda essa relação criada entre nós e o público, e ficamos muito felizes em concretizar o trabalho mais importante da nossa carreira dessa maneira!

Como surgiu o novo single “Cenas do Cotidiano”?

“Cenas do Cotidiano” veio como reflexo da realidade violenta e caótica que estamos vivendo nas grandes cidades. Falar sobre nosso cotidiano e buscar mudanças é um dos principais deveres da arte.

Quais são as maiores dificuldades de ter uma banda e como vocês lidam com elas?

Os grandes desafios de ter uma banda independente são quebrar as barreiras da falta de espaços para se apresentar, superar falta de incentivo público e se manter ativo sempre criando conteúdos relevantes nas mídias sociais. Nós procuramos estar sempre tocando, viajando, lançando coisa nova e expandindo nossos horizontes. Só assim se sobrevive no meio.

– E os planos para o segundo semestre de 2017?

Seguiremos com a agenda de shows tocando no máximo de lugares que a gente puder. Estamos nos programando para lançar mais dois singles inéditos ainda esse ano e também vai sair a gravação do nosso show na Fundição Progresso! Muita coisa por vir!

Acompanhe as Redes Sociais da Banda:

http://www.kapitu.com.br

Youtube

Deezer

 

Deixe uma resposta